Publicidade

História da LAS

Em meados de 1997 um grupo formado por seis laboratórios da fronteira-oeste e um laboratório da capital do Estado do Rio Grande do Sul se reuniu para trocar informações e resolver questões comuns do cotidiano de suas empresas.

Foi então em 2003 após cinco anos de experiências conjuntas, que o referido grupo decidiu constituir juridicamente uma Associação e, através do auxílio profissional de uma consultoria organizacional e jurídica cria-se o LAS - Laboratórios Associados.

Com o registro de fundação datado de 21 de maio de 2004, considera-se esta a data de nascimento da primeira rede de cooperação de laboratórios de análises clínicas do Estado do Rio Grande do Sul. Ainda durante o ano de 2004 a entidade assume a realização da Jornada Científica de Análises Clínicas e Feira de Produtos e Serviços de Laboratório, sendo este o único evento regular da área e que é realizado até hoje pela associação e seus parceiros.

Demonstrando sempre sua preocupação com  a qualidade e a garantia dos serviços prestados, a entidade assina o Termo de Adesão ao PGPQ (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade) em 07 de janeiro de 2005.

Nos primeiros quatro anos da Associação, sua sede foi a residência de um de seus fundadores, quando em 20 de dezembro de 2007 a LAS instala sua primeira sede em um condomínio comercial no centro da cidade de Rosário do Sul/RS, contando com uma gerencia executiva e uma secretária como força de trabalho.

Porém, foi em 14 de março de 2008 que a entidade deu um de seus principais passos, tomando a decisão de fazer um Planejamento Estratégico com o objetivo de projetar-se para os próximos 10 anos através da contratação de uma consultoria especializada na implantação de Sistemas de Gestão pela Qualidade (SGQ), tendo este o processo continuado até os dias atuais.

Um dos primeiros resultados deste trabalho ocorre em 03 de abril de 2009 quando do lançamento da campanha de valorização do laboratório e de seus profissionais: "Exame de Laboratório é Coisa Séria", no VI PharmalRS 2009, na cidade de Bento Gonçalves/RS para diversos representantes de classe de todo o Brasil presentes no evento.

Hoje, com mais de 74 Laboratórios Associados em seu quadro distribuídos em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A LAS possui sede em Porto Alegre e trabalha em benefício das análises clínicas e da busca contínua pela satisfação e evolução de seus membros, através da Gestão da Qualidade, busca de benefícios, melhoria contínua, seguindo sua filosofia.

Conheça os associados

Publicidade

Depoimentos

  "UMA DIVISÓRIA, UM PONTO DE CORTE
Nosso laboratório iniciou suas atividades em 1983, portanto há 32 anos. Naquela época, os laboratórios da nossa cidade mantinham entre eles um bom relacionamento, que perdurou por muitos anos. Mas os tempos foram mudando e novos colegas se instalaram na cidade com percepções mais comerciais das análises clínicas e surgiu a famosa concorrência. Não estávamos acostumados com esta nova forma de relacionamento e a sensação de isolamento e solidão sobreveio sobre nossas almas. E assim permanecemos por algum tempo até que, em 2003, o Dr. Paulo Saraiva, nosso eterno professor de Imunologia, convidou-nos para uma reunião em Porto Alegre com uma tal de associação de laboratórios, lá da fronteira. Isto era, igualmente, algo novo para nós, mas decidimos participar da reunião, e para a Capital nos deslocamos, levando na bagagem a sensação de incredulidade e, como se diz aqui nos Campos de Cima da Serra, “um pé na frente e outro atrás”.
       Nossos colegas da fronteira apresentaram a associação de forma tão humilde e coerente que aderimos naquele dia mesmo e, desde então, nossa vida como empresa e como profissionais da área da saúde passou a ter uma divisória, um ponto de corte: antes e depois da LAS. Foi-se a solidão. Temos 51 novos colegas para compartilhar experiências e processos, parcerias com fornecedores a propiciar condições para melhor nos defendermos na selva comercial em que se transformou o Brasil, grandes oportunidades na área do conhecimento a nos tornar profissionais mais aptos tecnicamente e melhores gestores de nossas empresas e, especialmente, a proximidade com verdadeiros amigos a alimentar-nos de ânimo e motivação, não somente para seguir o caminho, mas também para participar da diretoria desta união de iguais que, hoje, recebe nome de LAS. Àqueles que tiveram a ideia e a coragem de criar a LAS e que gastaram seu tempo e sua energia para mantê-la até o surgimento de pernas e braços próprios, meu emocionado agradecimento.
"

Diretora
Valéria Palombini Weber - Laboratório Clin

Mais Depoimentos

REDES SOCIAIS

SOBRE A LAS

A LAS é uma rede de cooperação de laboratórios de análises clínicas que tem o objetivo de proporcionar desenvolvimento e aumento de competitividade aos laboratórios a ela associados.
Com a função de representar e congregar os associados, a LAS mantém uma agenda permanente de atividades voltadas para o desenvolvimento do indivíduo e da organização.

PARCEIROS

LAS - Laboratórios Associados - Laboratório de Análises Clínicas