Publicidade

02/11/2019

17º CONGRELAB reúne pesquisa e conhecimento para acadêmicos e profissionais da área da saúde

Nos dias 01 e 02 de novembro, o Centro de Eventos da PUCRS foi o cenário da expansão do conhecimento na área da saúde, envolvendo ensino, pesquisa e diagnóstico. Chegamos à 17ª edição do Congresso Gaúcho de Análises Clínicas com recordes: tivemos mais de 100 trabalhos científicos inscritos, mais de 950 participantes, além de 40 palestrantes e 22 expositores.

Segundo a Presidente dos Laboratórios Associados, Dra. Vera Lucia Reck, este evento nasceu do associativismo LAS que é pautado nos valores de união e ética. “O CONGRELAB, que a cada ano é maior e melhor, é a comprovação de que a LAS transcendeu o seu primeiro objetivo que é trabalhar em benefício de seus associados. E hoje ela a impacta em todas as áreas das análises clínicas com o seu propósito principal que é o aprendizado e o saber”, declara.

O primeiro dia de congresso contou com atividades para profissionais, acadêmicos e associados. Foram abordados temas como medicina laboratorial baseada em evidências, anormalidades em células glandulares cervicais e casos em bioquímica. Entre os destaques, realizamos o curso de “Alterações Hematológicas não malignas” com o Mestre e Doutor em Genética Humana, Marcos Kneip Fleury, além da palestra com o Diretor Comercial Toxicologia Pardini Forense e Ocupacional, Renato Fernandez, que falou sobre “Toxicologia pela Vida”. Entretanto, não é apenas de assuntos ligados à área da saúde que o CONGRELAB é constituído: a palestra que encerrou a programação da sexta-feira foi com Psicóloga Helena Brochado, instigando os participantes com a pergunta “Equipe com propósito: por que fazemos o que fazemos?”.

Esta edição do evento trouxe uma novidade: a criação do Prêmio Dr. Ney Ramalho, que reconhece o melhor trabalho inscrito. “Nós apoiamos a produção científica e a pesquisa, elementos expansores do conhecimento. Essa é a nossa justa homenagem ao sócio-fundador da LAS, extraordinário colega e cidadão, Dr. Ney”, destaca Sérgio Dantas, presidente do 17º CONGRELAB. A comissão julgadora premiou três finalistas: Gabriel Giron Corrêa conquistou o primeiro lugar e Agatha Amaral da Rocha e Alieni Bitencourt de Souza ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente. Ao todo, foram mais de 100 trabalhos inscritos e 46 expostos no saguão da PUCRS.

Durante a manhã do segundo dia de evento, realizamos a Abertura Oficial e a Palestra Magna “O cultivo das habilidades comportamentais em ambiente de alta performance” com a Mestre e Doutora em Análises Clínicas, Marina Campos. A banda Voice In se apresentou logo após, cantando músicas pop e rock para descontrair e animar. À tarde, assuntos como hepatites virais, exames genéticos e medicina personalizada foram tratados. A Mestre em Imunologia Celular, Paula Távora, debateu as interpretações e tendências futuras dos testes rápidos.

O 17º CONGRELAB foi motivo de orgulho para a Dra. Vera Lucia Reck: “Queremos parabenizar os nossos colaboradores, os nossos associados, os nossos parceiros, os expositores e todas as pessoas que nos acompanharam nesses 22 anos de trajetória. Parabenizamos os colaboradores da LAS pelo brilhante e evento”, agradece a Presidente dos Laboratórios Associados. Agradecemos aos nossos expositores, patrocinadores e parceiros presentes, que garantiram o sucesso do evento:
Hermes Pardini, LabLog, Laborsys, Diagnósticos do Brasil, Hotsoft, Labtest Diagnóstica, Cicla Diagnóstica, Randox, Caeptox, BioSys + Kovalent, Eco Diagnóstica, Epimed, GT Group e Shift. No espaço coworking participaram New Prov, Laborclin, Welmed, Prime Cargos, Revista Newslab e Livraria B307.

Conheça os associados

Publicidade

Depoimentos

  "A LAS é uma associação de Laboratórios marcada pelo compromisso e seriedade em suas ações que são dedicadas a aperfeiçoar, desenvolver e achar caminhos para que nossos laboratórios sejam mais competitivos em tempo de grandes mudanças.
É uma grande satisfação o Clinitest fazer parte da LAS, onde temos apoio para melhorias em gestão, desenvolvimento técnico/cientifico e motivação da equipe, além do grande ganho que é conviver com pessoas, trocando experiências e compartilhando as mesmas necessidades e interesses.
"

Rita Castro
Diretora Laboratório Clinitest – Charqueadas/RS

Mais Depoimentos

REDES SOCIAIS

SOBRE A LAS

A LAS é uma rede de cooperação de laboratórios de análises clínicas que tem o objetivo de proporcionar desenvolvimento e aumento de competitividade aos laboratórios a ela associados.
Com a função de representar e congregar os associados, a LAS mantém uma agenda permanente de atividades voltadas para o desenvolvimento do indivíduo e da organização.

PARCEIROS

LAS - Laboratórios Associados - Laboratório de Análises Clínicas